O que é Endodontia?
O que é Ortodontia?
fonoaudiologia-processamento-auditivo-rapha-odontologia-alphaville-barueri-sp-dentista
Fonoaudiologia – Processamento Auditivo
28 de agosto de 2017

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.

O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Depois de remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Porque devo tratar o canal de um dente que está com problemas?

Tratar o canal do dente lesionado é importante para possibilitar a manutenção do dente na boca, e prevenir infecções que podem ser muito perigosas, e até mesmo levar o paciente à morte.

Quais são os procedimentos para o tratamento de canal?

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, dependendo do caso.

Primeiramente, é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar. Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.

Depois de terminado o tratamento de canal, ou tratamento endodôntico, será estabelecido o tratamento restaurador, ou seja, que tipo de material será utilizado para devolver a forma do dente.

E se eu não fizer o tratamento de canal?

A falta de tratamento endodôntico pode resultar em uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, além de poder levar a sérias consequências à saúde, entre as quais:

Dor intensa

Inchaço

Febre

Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea)

Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros)

Extração do dente

Marque uma avaliação na Raphá Odontologia Dentista em Alphaville Barueri SP e faça o seu tratamento de canal (endodôntico), com conforto e segurança.