Implantes Dentários: Prevenir é melhor que remediar

odontologia-minimamente-invasiva-odontologia-rapha-odontologia-alphaville-barueri-sp-dentista
Odontologia minimamente invasiva: lentes de contato dental ou laminados cerâmicos
1 de junho de 2017
Doença Periodontal
Implantes Dentários: melhor prevenir do que remediar.

O tratamento de implantes dentários é uma ótima opção, mas prevenir é muito melhor!

O grande desafio da Odontologia e dos profissionais envolvidos nesse segmento tão importante da nossa saúde é poder oferecer um novo conceito aos seus pacientes e à população em geral, uma consciência de que a odontologia pode e deve se tornar um serviço que não represente ao paciente algo que esteja ligado a dor, sofrimento e principalmente altos curtos e perda de tempo.

Durante muitos anos e até nos dias atuais é comum ouvirmos dizer as seguintes frases: “ Tenho medo de dentista”,” não tenho tempo de ir ao dentista” ou “ Nossa como é caro tratamento odontológico” porque? Qual a origem de frases que ecoam durante anos dentro de uma especialidade da medicina humana que deveria ser, em seu princípio, um prazer e não sofrimento? A resposta a essas perguntas estão numa só palavra: PREVENÇÃO.

Em um passado recente os exames de diagnóstico eram feitos nos laboratórios especializados em grandes centros urbanos, mas com a evolução da medicina descobriu-se que quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de um tratamento indolor e de sucesso, de doenças que vão de uma gripe até um câncer, prevenção é e sempre será o melhor caminho. Observamos então que em nos grandes hospitais das metrópoles como São Paulo não é incomum ver um centro de diagnóstico por imagem buscando a prevenção das doenças que hoje afetam a população, sem falar nas inúmeras campanhas publicitárias de prevenção em TV e rádio . Da mesma forma acontece na odontologia, muito provavelmente, pessoas que sofrem com traumas com profissionais da odontologia passaram na sua infância ou num momento de necessidade da sua vida adulta por um tratamento traumático, invasivo e com alto custo . Possivelmente essa pessoa não priorizou a prevenção que consiste em tratamentos menos invasivos, rápidos e de menor custo.

A prevenção permite ao profissional um controle maior da saúde bucal de seus pacientes, a prevenção oferece ao paciente um tratamento rápido, de menor custo e indolor, além de permitir ao profissional executar procedimentos mais simples com menos riscos e de forma rápida e tranquila, sem traumas ao paciente e também ao profissional. A prevenção nos leva a uma relação mais tranquila paciente/profissional pois dificilmente há erros fortalecendo assim a confiança e a amizade entre as partes.

Por isso eu sempre oriento os meus pacientes: “Se você tem medo de dentista, deve frequentar sempre o consultório odontológico”, afinal prevenir é melhor que remediar!