Doença Periodontal
Implantes Dentários: melhor prevenir do que remediar.
Implantes Dentários: Prevenir é melhor que remediar
8 de junho de 2017
O que é Ortodontia?

Doença Periodontal

A Doença Periodontal é uma infecção causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Como será feito o tratamento?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas, para facilitar o acesso.

A Doença Periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente e retração gengival, com consequente aumento no comprimento do dente e presença de sensibilidade, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

Mas lembre: Gengiva saudável NÃO SANGRA!!! Ao primeiro sinal de sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental, procure-nos.